SEGURO RC MÉDICO UNIMED OU ANADEM?

A importância da proteção Jurídica na Medicina:

 

erro medico processo

 

Desde o início da medicina, a dedicação e o empenho dos profissionais da área da saúde, desperta sentimentos profundos de gratidão e adoração.

 

Tais Profissionais, não são contudo imunes ao erro, quem dera se pudesse ser assim, muitas vidas teriam sido salvas, muitos filhos, pais e mães não teriam e não estariam sofrendo com perdas tão difíceis. Apesar de sabermos que a vida é finita o Ser Humano ainda tem muita dificuldade em aceitar a perda de um ente ou amigo querido, isto tem ocorridos desde os primórdios da civilização. Não importa a idade, cultura ou mesmo religião, nunca mais ver esta pessoa é incrivelmente doloroso.

 

Clique na imagem e saiba mais como a ANADEM vai progeter sua carreira, seu CRM e seu patrimônio:

Anadem

 

Visto isto, voltamos a lembrar que ninguém é perfeito, o profissional de saúde não é perfeito, a medicina não é perfeita e as demais pessoas também não são perfeitas... a vida não é perfeita !!! Muitos erros podem ocorrer desde uma simples consulta, atendimento, exame, cirurgia, ou mesmo em um pós operatório.

 

O Erro é de quem? Muitas vezes os tribunais não chegam a um veredicto, uma perda é irreparável, não existe nada a ser feito para que esta vida retorne, mas o senso de justiça, muitas vezes confundida com vingança é levado aos tribunais.

 

RC medico morte

Erro médico so ocorre com o resultado morte?

 

Não, seqüelas reparáveis e irreparáveis constituem a maior parte dos processos por erro médico, sejam por culpabilidade do Profissional Médico, seus auxiliares, local de tratamento, pós operatório, medicamentos utilizados ou mesmo pelo descuido do paciente.

Ainda temos os danos morais conseqüentes ao erro médico, os danos existenciais que não são contemplados pelos seguros tradicionais de RC, este tipo se dano ocorre freqüentemente, podemos citar como exemplo, um jovem promissor esportista pode ter sua carreira abalada ou muitas vezes encerrada devido a um erro médico em seu joelho, ou uma retirada de útero em uma jovem mulher, frustrando seu sonho de ser mãe.

 

Quais são as esferas acionadas em um erro médico?

Um paciente que se sente lesado, procura acionar todas as esferas possíveis na intenção de realizar seu “justiçamento”, começando pela esfera criminal, onde ocorre o início do inquérito policial contra o Médico (ou outro profissional da saúde), este inquérito se dá na esfera Criminal/Penal, uma investigação contra o médico seja por omissão ou negligência pode levá-lo aos tribunais. Outra esfera acionada é a Administrativa, esta comumente quando a acusação de erro médico ocorre dentro do ambiente hospitalar, onde uma sindicância é aberta para investigar o caso, eximir a culpa ou punir o Profissional até com demissão. Não obstante, dependendo do caso, é aberta uma acusação ética no Órgão de Classe do Profissional, CRM ou CRO por exemplo, podendo chegar a uma advertência, suspensão ou mesmo cassação do registro profissional. E por último a esfera Cível, onde são impetrados os pedidos de indenização, hoje os pedidos podem chegar a R$ 500mil reais, dependendo do caso.

 

 

Não há nada parecido com a Anadem no mercado Brasileiro de Seguro e Defesa Médica

 

RC medico unimed

 

Qual a proteção de um RC Médico?

No RC Médico tradicional a proteção é muito baixa, um seguro RC vai indenizar apenas uma parte da custa com o advogado (cerca de 20%), lembrando que o a raridade deste tipo de profissional especializado o torna mais custoso devido a sua ampla especialização e preparo técnico. O Seguro RC não compreende as esferas Criminal, Administrativa e Ética, e estas podem levar o patrimônio de uma vida inteira em sua defesa. Isso sem levar em conta seu impedimento de atuar, seja por um período ou definitivamente. Lembrando que um RC Médico ele apenas indeniza o segurado em sua sentença. As antecipações de tutela também não estão inclusas, imagine este paciente internado em hospital particular ou com um Home Care, o Juiz vai dar uma antecipação de tutela ao paciente, e imediatamente este profissional arcará com esse custo sem reembolso de seu seguro. Um agravante pouco conhecido é a "Denunciação à Lide", termo totalmente desconhecido do profissional de medicina, mas muito conhecida no meio jurídico, significa que assim que o advogado assumir a defesa deste profissional, haverá de entregar a apólice no processo, e comunicar simultaneamente a seguradora responsável, que o segurado está sendo demandado, chamams isso de Pré condenação, uma vez que quem vai arcar com o valor é a seguradora, não o profissional (que receberá também sua punição), tornando o processo mais fácil de ser julgado procedente pelo magistrado.

 

Entenda a diferença entre um RC Médico e a ANADEM:

RC ANADEM

 

Todo problema é erro médico?

Atualmente está ocorrendo o que chamamos de judicialização da medicina, onde o paciente com seu maior grau de entendimento, devido ao próprio aumento e facilidade da informação, tem demandado cada vez mais o nosso judiciário. Porém temos que levar em conta, a facilidade de acesso ao judiciário e as altas quantias requeridas a alguns anos atrás que chegavam a ser milionárias. O Judiciário começou a coibir estes abusos, porém não obstante, o custo processual ainda é muito alto.

A requisição de Justiça gratuita, é um dos grandes motivos do aumento dos processos, um atraso de consulta, uma receita mal escrita, ou um atendimento que não esteja a contendo, pode demandar uma ação judicial, seja por motivos financeiros, ou vingativos. O Judiciário já se atentou a isso, e já tem barrado ou pedido comprovação em muitas ações.

 

RC medico culpa

 

Quanto custa uma defesa médica?

Uma defesa pode custar milhares de reais, advogados, auxiliares técnicos, custas processuais e perícias, chegam próximo ao valor de um carro de luxo, falando apenas na 1º Instância, quando vai para tribunais superiores esse valor pode dobrar ou triplicar. Isso porque estamos falando ainda apenas de despesa, nem chegamos ainda na parte mais cara, a condenação se ocorrer.

 

Existe outra opção sem ser o seguro RC?

Sim, no mercado Brasileiro já possui opções, a mais completa até o momento, não é apenas um seguro, uma associação de defesa médica tem se destacado no mercado, sua defesa é ampla, atuando em todas as instâncias, e ainda atuando na defesa total do profissional, seja na área Cível, Criminal, Ética e Administrativa, uma vez que o intenção desta associação é proteger a carreira do médico, e não apenas pagar indenização. Tudo isso aliado a Profissionais do Direito especializados em medicina, que não apenas vão proteger seus clientes em processos, mas orientar e treinar para que erros não ocorram, seja no preenchimento de documentos obrigatórios, orientações objetivas no pós operatório, controle de consultório, treinamentos e orientações, com canal 0800 24h para dúvidas. E se houver condenação? Ainda há uma apólice de R$ 500mil para suprir qualquer indenização judicial, lembra-se que dissemos que erros acontecem? Só que está atrás da vestimenta branca passando por toda a pressão e cumprindo seu juramento e sua missão de vida de cuidar do próximo, é que sabe que o melhor foi feito, porém erros acontecem. Tudo isso sem a Denunciação à Lide.

 

A Unimed exige a comunicação dos atos que possam originar reclamações?

3.4. O Segurado deverá notificar à Seguradora a ocorrência de quaisquer atos, fatos ou circunstâncias que possam originar uma reclamação, cuja inobservância poderá acarretar a perda do direito à indenização.

3.5. Quando válida, a notificação, resguarda os direitos contratuais do Segurado nas hipóteses de evento coberto em reclamações futuras.

Para ser considerada válida a notificação deverá conter:

a) Lugar, data, horário e descrição sumária do ocorrido;

b) Se possível, nome, domicílio, estado civil, profissão ou ocupação do Terceiro prejudicado ou falecido, se for o caso, bem como o nome e domicílio de eventuais testemunhas;

c) Natureza dos danos e/ou das lesões corporais, e suas possíveis consequências; e

d) Demais documentos que possam influir na análise do evento notificado.

Isto por si só, já demanda tempo e risco ao profissional da saúde, uma vez que seu sinistro poderá ser negado, se deixou de realizar tal comunicação à seguradora Unimed.

 

A Unimed pagará todo meu custo com defesa?

A resposta está no próprio contrato, não há a obrigação de fornecer o Advogado especializado, muito menos de pagar o alto custo deste tipo de profissional especializado, que normalmente passa do valor de um carro de luxo.

6.2.2. Os honorários advocatícios contratuais ficam limitados ao rito processual da ação judicial e/ou procedimento administrativo, em até 3 (três) vezes o valor mínimo previsto na tabela da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Estado onde se estabelecer o foro, pelos valores vigentes na época da reclamação, contemplando o valor informado acima, todas as fases processuais.

 

Existe Franquia na UNIMED?

Sim, consta em contrato:

13.1. A franquia e/ou participação obrigatória do Segurado (POS) estabelecida entre as partes estará descrita na apólice e endossos emitidos.

 

 

ANADEM OU UNIMED?

 

 

Não espere acontecer, seja um associado da maior rede de blindagem profissional médica do Brasil, a ANADEM é especialista no que faz!

Clique aqui!

 

 

 

ANADEM OU UNIMED - SEGURO RC MÉDICO